O que é a doação de imóvel em vida?

Você sabia que é possível fazer a transferência de imóveis entre herdeiros antes de morrer?

E não estou falando de testamento não. Descubra e entenda como funciona doação de imóvel em vida.

Inventários podem ser motivos de brigas ou desacordos em família, além do alto custo e não serem nada práticos. Para fugir de impostos altos e até garantir que outras pessoas, não necessariamente familiares, recebam uma parte de sua herança, está se tornando cada vez mais comum as doações de bens em vida.

Quem possui algum patrimônio pode considerar todas as possibilidades e entender a diferença entre cada uma delas. Vou te ajudar explicando como funciona as doações de imóveis em vida.

Doação de imóvel em vida

A doação em vida é um instrumento de transmissão de recursos, bens e direitos para herdeiros e terceiros conforme a vontade do doador. Nesse caso, você pode concretizar a doação de imóveis em vida, bem como outros itens do seu patrimônio. Diferente do testamento, o dono do patrimônio não precisa respeitar aquela regra dos 50% para os herdeiros legais. Portanto, caso o indivíduo não possua herdeiros ou não se de bem com eles, pode doar tudo que possui para qualquer pessoa, sem nenhuma limitação.

No entanto, caso a doação seja de fato para um familiar direto, é necessário respeitar as devidas proporções.

A doação de bens em vida pode ocorrer de quatro formas:

USUFRUTO: direito de uso e proventos até a morte do verdadeiro dono.

INALIENABILIDADE: quando o bem não poderá ser vendido em nenhuma hipótese.

INCOMUNICABILIDADE: os bens não poderão ser repassados para cônjuges e herdeiros.

IMPENHORABILIDADE: bens não podem ser penhorados ou dados como garantia.

Não há necessidade de contratar um advogado para realizar uma doação de imóvel em vida, portanto, os gastos que se tem com honorários advocatícios nas outras duas modalidades, tornam a doação em vida o modo mais barato para transferir um patrimônio. Além disso, doações são isentas de pagamento do IR e não necessariamente passa pela taxação do ITCMD, o que acaba sendo uma opção para fugir dos impostos tão altos praticados em nosso abençoado país.

A doação de um imóvel em vida evita que exista brigas entre os herdeiros, pois as doações em vida não entram no inventário que é aberto após a morte de um indivíduo. Dessa forma, é um meio de garantir com certeza que uma parcela do seus bens vão realmente para quem você deseja, já que em um inventário a divisão é feita na justiça e em um testamento, o conteúdo do documento pode ser contestado judicialmente e a vontade do indivíduo ser alterada.

Mas como funciona doação de um imóvel em vida na prática? O indivíduo pode realizar a doação de valores em vida através de um plano de previdência privado, onde os valores são transferidos automaticamente para os beneficiários estipulados em contrato.

Para imóvel, a doação pode ser feita apenas através de registro em cartório, com alteração da escritura que pode variar em valores a partir de R$ 3.000,00. Quando o valor do imóvel a ser transferido é superior a 30 vezes o salário mínimo vigente no Brasil, será preciso registrar publicamente essa doação.

                                                                                                                                                Jussara Christina
                                                                                                                                              Walter Brito Imóveis